Qualidade de vida- Consciência:
Emocional:
Nossas emoções são bastante complexas. Podemos até achar que nos conhecemos, mas na verdade conhecemos apenas uma pequena parte daquilo que somos. No decorrer da vida somos atingidos e contaminados constantemente por julgamentos, valores, regras e atitudes do mundo que nos cerca e que desequilibram nossa forma essencial de ser, agir e pensar. Somos levados a sensações de ira de aprisionamento psíquico, sentimos medos profundos, dificuldades em fazer escolhas, desenvolvemos atitudes reativas e inadequadas, pensamentos negativos persistentes, baixamos nossa estima, nos magoamos! Sabemos que sofremos, mas não sabemos como interromper esse estado.
Será que estou sendo uma pessoa boa?
O que faz com que eu seja uma pessoa boa?
Consigo deixar culpas e culpados de lado?
Até onde o egoísmo do ser humano pode chegar?
O que podemos fazer para melhorar a convivência com as pessoas do nosso dia-a-dia?
O que estamos fazendo uns pelos outros?
Você consegue enxergar além do que seus olhos podem ver?
O que vocês julgam serem os maiores problemas na humanidade atual? Por quê?
O que vocês julgam serem princípios fundamentais para ser uma pessoa com um bom caráter?
Fonte: Bruna Siqueira, baseando-se nas aulas de religião.
Moral:
Cada homem leva em seu coração uma lei. Por isto, com sua inteligência e vontade pode distinguir o bem e o mal, o justo e o injusto, o permitido e o proibido, perante a o que acredita e o que o convém, e isso vem de cada pessoa. Consciência moral, é o ato de saber até onde podemos ir, até onde podemos criticar, opinar, e argumentar na vida do próximo. É ter consciência de o que você faz é certo ou errado, saber distinguir o bem e o mau, e se tem direito de julgar se baseando nas suas atitudes.
“Eu crio a minha moral e o mundo que se dane”, essa afirmação, que está bem frequente nos últimos anos e dias nos diálogos interpessoais, nos leva a crer num lado individualista de ser do homem, onde ele nega as normas morais estabelecidas. No entanto, os seres individualistas não levam em consideração que o homem está inserido numa sociedade (quer ele queira ou não). O ser individualista não se permite enxergar que o homem não é um ser solitário, pois ele precisa da convivência com os outros, onde existem não só os direitos, mas também os deveres.
Você acha que uma pessoa normal teria capacidade para viver sozinho? Lidar com tudo sem sequer pedir ajuda ou ter alguém pra confiar?
Até onde o individualismo interfere nos dias de hoje?
Se você tivesse que falar pessoalmente sobre a sua consciência, ela estaria leve? Não tem nada em que você se arrepende em ter feito, ou dito?
Fonte: Bruna Siqueira.
Drogas:
Por mais que as pessoas estejam toda hora lembrando, anunciando, explicando, provando, como as drogas não levam a nada, e muito menos podem fazer algum tipo de bem, você já parou pra pensar, PESSOALMENTE, se você esta consciente disso? Tantas vezes se repetindo essa história acaba se desgastando, esse problema é tão constantemente colocado na nossa frente que muitas vezes não conseguimos enxergar. Pois bem, tenho certeza que a maioria dos adolescentes entre 13 e 16 anos, já sentiu vontade ou experimentou algum tipo de droga, mesmo que lícita, e pior tenho certeza que muitos gostaram.Responda, sentiu ou não sentiu vontade?
Agora novamente pensando, quantos amigos seus já fizeram isso e você se decepcionou? Antes de você perceber ou "acreditar" que beber, fumar, cheirar não eram coisas tão graves, nessa idade, pois a gente leva tudo na esportiva. Mas agora pare e pense naquele tio, ou em um amigo do seu pai, que esses dias morreu, de câncer nos pulmões, ou levou um tiro saindo de casa, se você não conhece nenhuma realidade como essa, ligue a televisão quando chegar em casa ao meio dia e veja qualquer jornal de notícias, pois essa é a nossa realidade. As drogas estão virando um risco cada vez maior na nossa sociedade, e pior, tratada cada vez com mais naturalidade. Mas abram seus olhos, pessoas morrerem saindo de casa porque devem para traficantes não é normal, pessoas venderem os tênis para comprar cocaína, NÃO é normal, pessoas baterem nos filhos, nas mulheres porque estão na fissura, simplesmente não é normal. E as pessoas não estão mais levando isso a sério. E acreditem, a maioria dos vícios inicia-se na adolescência, e por mais que ficar lembrando isso toda hora seja mais que clichê é extremamente necessário, pra quem sabe a NOSSA geração mudar essa realidade, ou vamos nos contentar em sermos a geração fumaça, demente, e sermos vistos pelo MUNDO apenas como futebol, cor, samba e “putaria”? Antes de mudar alguém ou alguma coisa, temos que saber o que realmente queremos. E o papo de que as pessoas se drogam porque são influenciadas, isso não é pra nós, influência só afeta cabeça fraca, e tenho certeza que cada um de nós sabemos muito bem o que queremos pra nossa vida, e espero que ninguém queira por isso em prática tarde de mais, hoje o tempo voa, toda hora é a hora, então não espere, faça a diferença agora.
Fonte: Bruna Siqueira.
Dinheiro:
Por mais que seus pais falem, fale nos jornais, e os preços realmente subam nenhum de vocês pensam em consciência com o dinheiro, uma coisa que por mais que falem que não é tão importante, acaba sendo. Quero ver se na hora que você quiser um celular novo você não vai se importar com o dinheiro, ou na hora que seu PC queimar. Só que o dinheiro esta sendo gasto de uma forma inconsciente, assim, você acaba ficando sem para quando realmente precisar.
Fonte: Mateus Viapiana.Grupo: Bruna, Andressa, Mateus, Marcos, João Pedro.